domingo, 30 de maio de 2010

Ban diz que integrar culturas acabaria com maioria dos conflitos mundiais

Ban diz que integrar culturas acabaria com maioria dos conflitos mundiais

Do site yahoo notícias: http://br.noticias.yahoo.com/s/28052010/40/mundo-ban-diz-integrar-culturas-acabaria.html

Sex, 28 Mai, 11h36

Rio de Janeiro, 28 mai (EFE).- O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, afirmou hoje que a integração entre culturas e religiões diferentes, objetivo da Aliança de Civilizações, permitirá superar a maioria dos conflitos mundiais.

"Três quartos dos conflitos mundiais hoje em dia têm um componente cultural", afirmou Ban na cerimônia de abertura do III Fórum da Aliança de Civilizações, que acontece até amanhã no Rio de Janeiro.

Segundo o secretário-geral da ONU, para superar esses conflitos é necessário construir sociedades inclusivas e comunidades que vivam com respeito mútuo e confiança.

Ban acrescentou que a construção dessas sociedades, assim como qualquer processo de paz, exige a participação das comunidades no processo e grandes esforços em matéria de educação.

Ele disse que o papel da Aliança de Civilizações é precisamente incentivar a aproximação entre culturas e religiões por meio da educação e de trabalho com os jovens, para que deixem de ser vítimas dos radicalismos e se tornem atores da inclusão.

Um total de "70% dos africanos tem menos de 30 anos e a metade da população mundial está abaixo dos 25. Temos que aproveitar esse enorme potencial", disse o secretário-geral, ao incentivar os membros da Aliança de Civilizações a prosseguirem com ações que têm o objetivo de formar jovens.

Ban disse ainda que os países que formam a aliança também têm que aproveitar as ferramentas da globalização, que podem ser tanto benéficas quanto contraproducentes se mal usadas.

"A globalização nos permitiu um maior acesso à informação e a mais tecnologia, mas o ódio também ficou a um clique de distância", disse.

"Temos que lutar contra os estereótipos e os rótulos que separam as culturas e mostrar aos jovens que existe mais de uma forma de ver as coisas", acrescentou.

A Aliança de Civilizações, uma iniciativa lançada em 2004 pelos Governos de Espanha e Turquia na Assembleia Geral da ONU, conta com 100 países e 20 organizações internacionais.

Na cerimônia inaugural também discursaram o presidente Luiz Inácio Lula da Silva; o primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, o alto representante da ONU para a Aliança de Civilizações e ex-presidente de Portugal, Jorge Sampaio, e o ministro de Assuntos Exteriores da Espanha, Miguel Ángel Moratinos. EFE

Nota: Impressionantes declarações de nada menos do que o Secretário Geral da ONU. Trabalhar pela integração de culturas e religiões como forma de trazer a paz mundial será o grande objetivo do mundo dentro de poucos anos. Esta harmonia sinaliza que abordará, inclusive, as questões climática e econômica. A igreja católica se oferecerá gentilmente para liderar o processo de integração. Enquanto isto, os sectários que se recusarem a cooperar neste esforço global passarão a ser considerados como insurgentes e inimigos do bem comum. A propósito, tem sido digna de nota a quantidade de palestras do nosso presidente Lula sobre "Nova Ordem Mundial" na ONU (acesse o Google ou o Yahoo Notícias e digite os termos Lula e Nova Ordem Mundial e confira). Esta "Nova Ordem Mundial" significa nada menos que a ruptura de um paradigma e o estabelecimento de novas regras que diminuirão a liberdade do indivíduo e das minorias (as quais não se tem interesse) em privilégio de uma nova visão da relação entre as nações e do homem para com o planeta.

Nenhum comentário: