domingo, 20 de junho de 2010

Papa e Presidente da Espanha Falam Sobre Lei de Liberdade Religiosa

do site Yahoo Notícias:

http://br.noticias.yahoo.com/s/10062010/40/mundo-papa-zapatero-falaram-da-lei.html

Qui, 10 Jun, 10h44

Cidade do Vaticano, 10 jun (EFE).- A lei de liberdade religiosa da Espanha, a defesa da vida desde o momento da concepção e as próximas visitas do papa ao país foram analisadas hoje pelo papa Bento XVI e o presidente do Governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, informou o Vaticano.

Bento XVI recebeu Zapatero no Vaticano, com quem falou a sós durante meia hora em sua biblioteca privada.

Após a reunião, a segunda que o governante mantêm com o papa, Zapatero encontrou o "número dois" do Vaticano, o cardeal Tarcisio Bertone, e o "ministro de exteriores" da Santa Sé", Dominique Mamberti.

"As conversas permitiram uma troca de pontos de vista sobre a Europa, a atual crise econômico-financeira e o papel da ética", assinalou o Vaticano em comunicado. Esteve sobre a mesa, além disso, a situação nos países da América Central e do Caribe, assim como o Oriente Médio.

"Também se trataram assuntos de atualidade e de interesse para a Igreja na Espanha, como a apresentação eventual de uma nova lei sobre a liberdade religiosa, a sacralidade da vida desde sua concepção e a importância da educação", acrescentou o Vaticano.

No que diz respeito às visitas do Pontífice às cidades espanholas de Santiago de Compostela e Barcelona neste ano (nos dias 6 e 7 de novembro) e a Madri no próximo ano (em agosto) para a Jornada Mundial da Juventude, o presidente "reconheceu a mais ampla disponibilidade do Governo espanhol para colaborar em sua preparação e desenvolvimento", precisa a nota. EFE

Nota 1: de acordo com o jornal português on-line "Público" (www.publico.pt), a nova lei de liberdade religiosa sendo editada pelo governo espanhol, que é socialista, exclui os crucifixos das escolas e anula a disposição anterior em que os membros do governo deveriam prestar juramento perante este símbolo por ocasião de sua investidura. O que o Papa conversou com o presidente? A conversa foi a portas fechadas (conforme já ocorreu com Lula e outros governantes) e o teor presente foi o divulgado pelas partes (não tenho dúvidas de que com muitos filtros). Estaria a Igreja interessada na modificação da lei a fim de manter a influência e a austera figura da Igreja no Estado ou estaria discutindo formas mais veladas de continuar exercendo seu poder? Só o tempo dirá...

Nota 2: O Papa discutiu a defesa da vida desde a sua concepção. Embora seja uma prerrogativa para exercer poder secular da Igreja sobre o Estado, concordamos com o Vaticano neste ponto. Todavia, acredito que os protestantes não deveriam se unir ao catolicismo sob qualquer bandeira (diferentemente do que poderia ocorrer com outras organizações). Extremismo? estude mais sobre a Igreja na Idade Média.

Nota 3: Perceba a ênfase da Igreja nos jovens e na educação (e não se restrinja ao conteúdo da matéria). A preocupação com a formação das próximas gerações é forte no sentido de manter a a doutrina da fé católica.

Nota 4: O Vaticano também tem se preocupado muito em discutir a crise econômico-financeira global (a qual no Brasil está, no momento, bem mais amena e, portanto, bem menos noticiada). Pode ser que a guarda do domingo esteja na pauta, como uma das inovações para blindar a economia da Nova Ordem Mundial.

Nenhum comentário: