quarta-feira, 17 de setembro de 2008

O Relatório Veltman

Muitos críticos de Ellen White usam o Relatório Veltman - Um documento publicado pela própria Igreja Adventista do Sétimo Dia, refletindo uma pesquisa científica sobre as bases literárias de Ellen G. White - para tentar acusá-la de plágio, bem como tentar minar sua inspiração profética.

Os perseguidores da Igreja Adventista do Sétimo Dia têm alardeado este relatório como sendo seu Santo Graal. Segundo eles, Fred Veltman teria "desmascarado" o dom profético de Ellen G. White, "provando" que seus escritos foram plágios deslavados de diversos autores de sua época. Segundo alguns sites, nada discretos em seu ódio contra a IASD, o livro "O Desejado de Todas as Nações" teria sido constituído de plágios inclusive de literatura de ficção.

Em um enredo digno de "Arquivo X", os avessos à Ellen White dizem que, apesar de publicado em um veículo oficial da IASD, o relatório foi mantido em segredo dos membros da mesma por desde então. O "Relatório Veltman" tem soado, no meio da dissidência Adventista, algo como "O 4º segredo de Fátima".

Haja vista a gravidade das acusações, sobretudo a roupagem pseudo-acadêmica que reveste os axiomas do artigo da Wikipédia (essa mesma!) encontrado em http://pt.wikipedia.org/wiki/Veltman_report, fiz uma breve pesquisa, diretamente nas fontes.

De fato, existe um relatório produzido pelo Dr. Fred Veltman, Ph.D, então diretor do departamento de Religião do Pacific Union College, em Angwin, Califórnia. O Dr. Veltman se dedicou à pesquisa das bases literárias da Sra. White e o seu uso nas obras da mesma. Este relatório deu origem à uma série de 4 artigos, nos meses de setembro à dezembro de 1990, na revista Ministry, veículo oficial da Associação Geral da IASD.

As conclusões, a partir da leitura do material, são bastante claras:

1. Fica bastante latente que o Dr. Veltman não procurou desmascarar Ellen White. Ele conduziu a pesquisa justamente com o objetivo contrário - o de esclarecer os fatos por trás dos burburinhos a respeito da bibliografia da obra da Sra. White.

2. Todos os textos usados pelos críticos da IASD, pelo menos em uma análise superficial, de fato existem - mas foram justamente arrancados de seu contexto e postos de uma forma que os fazem soar em um tom inverso da leitura geral do relatório.

3. A conclusão final do Dr. Veltman sobre as acusações de plágio é justamente o contrário do que os críticos têm apontado: "As I pointed out in my report, the investigation did not treat the issue of plagiarism. While we cannot settle that issue here, nor do I wish to minimize its importance, my personal opinion is that she was not guilty of this practice" (VELTMAN, 1990, p. 14). Em uma tradução livre: "Como eu ressaltei em meu relatório, a investigação não se trata da questão de plágio. Enquanto nós não podemos liquidar esta questão aqui, nem desejo eu minimizar sua importância, a minha opinião pessoal é que ela não é culpada de tal prática (VELTMAN, 1990, p.14).

A frase de mais forte dos críticos, extraída da edição de dezembro de 1990 da revista Ministry, é a seguinte (com a tradução dos próprios):

"Eu tenho que admitir para começar, que no meu julgamento esse é o mais sério problema para enfrentar com referência à dependência literária de Ellen White. Isso atinge o coração da sua honestidade, sua integridade e portanto da sua honrradez" (VELTMAN, 1990, p. 14).

Esta frase, na realidade, é a resposta à uma pergunta da própria revista, conforme segue:

"Como você [Veltman] harmoniza o uso das fontes por Ellen White com seus enunciados em contrário? Você pensa que a declaração introdutória do Grande Conflito constitui uma admissão adequada de dependência literária?" (VELTMAN, 1990, p. 14).

O interessante é que esta é a pergunta número 3. Na pergunta 1, Veltman (1990) já havia revelado que acreditava na inspiração divina da Sra. White. Na pergunta 2, o pesquisador também declarou (conforme texto já citado no início) que não culpa Ellen White de qualquer tipo de plágio. Ou seja, o sentido da frase foi alterado por sua remoção do contexto.

Se você tem conhecimento de inglês e alguns minutos livres, confira pessoalmente os exemplares, no site http://www.adventistarchives.org/docs/MIN/MIN1990-10/index.djvu. Neste endereço, logo após o "1990-", altere para o mês desejado (neste caso, o mês indicado é outubro). Você precisará do programa leitor do formato "djvu" para abrir as edições - bastante semelhante ao formato PDF da Adobe, que necessida doReader. Ele está disponível em http://www.lizardtech.com/download/

Na odisséia eletrônica pela mínima decência na Wikipédia, alterei o artigo em referência e, para surpresa minha, 24h depois ninguém ainda reverteu as alterações. O autor do artigo crítico original? Abviana - ele mesmo (leia a matéria anterior, para saber mais).

Espero que esta reflexão tenha auxiliado você na "garimpagem" da verdade, em meio a tantos sutis engodos.

"Crede no Senhor Deus e estareis seguros; crede em Seus profetas, e prosperareis" II Cr 20:20.

12 comentários:

douglas reis disse...

Parabéns pelo blog! Sem dúvida, pelo que você postou até agora, já dá para perceber que será um mecanismo capaz de contribuir para aqueles que se preocupam em compreender a Verdade. Já adcionei o seu blog na minha lista de blogs.

Unknown disse...

O curioso é o artigo não diz que o relatório confirmou que o livro "o desejado de todas as nações" é em 31% propriedade intelectual de outros! Por que o amigo não colocou isso no artigo para enriquece-lo?

Note ainda as palavras no relatório:
"...a investigação não se trata da questão de plágio."
Sim, uma vez que a investigação não foi um processo movido por plágio. Os autores lesados pela Sra White há muito já se foram. É claro que a iasd não ia gastar meio bilhão pra produzir provas contra sí mesma. Só porque o relatório usa termos generosos como "empréstimo literário" não muda a triste realidade dos fatos. Quem copia sem citar as fontes faz o quê? Ponha a mão na consciência. Ore a Deus e valorize essa palavrinha que da nome ao seu blog. Amar a verdade nem sempre é fácil. As vezes o templo de pedra é mais amado.

Alexsander Silva disse...

Prezado leitor Billy, obrigado por sua contribuição.

Primeiramente, gostaria de esclarecer que, ao contrário do que os críticos apregoam, um percentual consideravelmente menor do que 31% de uso de outras fontes foi utilizado no DTN e outras obras. Quanto à questão da propriedade intelectual, poderíamos citar, por exemplo, o apóstolo Paulo. Ele usou mais do que 31% de citações de outros autores, incluindo livros do Velho Testamento e filósofos gregos.

Como doutorando e pesquisador acadêmico, posso lhe garantir que mais de 80% do texto de artigos científicos não é novo ou original. Certamente, neste último caso, são citadas as devidas fontes, sob pena de crime de plágio. Todavia, o que o relatório Veltman concluiu foi que, para as leis dos EUA do século XIX e para o tipo de trabalho produzido, a autora não cometeu plágio. Autores contemporâneos produziram obras na mesma forma (inclusive os que foram citados por White), sem questionamento. Assim, não creio que algum deles pudesse ser “lesado” de alguma forma. Ademais, em novas edições de O Grande Conflito e demais livros, as citações foram colocadas à medida que a legislação e o costume passaram a exigi-las, inclusive sob supervisão do filho de E. G. White, William C. White.

Quanto à atitude da IASD neste assunto, pessoalmente considero louvável ter-se preocupado em contratar um advogado católico para o caso, para garantir que não houvesse maiores conflitos de interesse.

Desta forma e com estas informações, creio que, a não ser que se tenha interesse e desejo ideológico ou pessoal de que Ellen G. White seja, de fato, culpada de plágio, não se pode, honestamente, fazer tal acusação, inclusive sob a visão jurídica.

Mais uma vez agradeço a sua leitura e comentário. Respeito a diversidade de opiniões e creio que, quando sinceras, contribuem muito para a defesa da Verdade. Abraço em Cristo.

Bio Natural disse...

Se dona Ellen copiou ou não, plagiou ou não, isso não é relevante. O grave é ficar o povo sendo enganado achando que tudo o que ta escrito veio "do senhor" como ela sempre escreveu. Deveria ter mais sinceridade e não enganar o povo. Deveriam então colocar as fontes nestes textos que sabidamente foram retirados de outros livros. Mas claro, compreendo, jamais estes lideres farão isso, falta-lhes humildade para tanto e isso pode comprometer seus lucros e seu poder de controlar as mentes de gente "crente" no tal de "espirito de profecia". lamentável!

Unknown disse...

amigo seu ponto de vista na minha opinião esta claramente a favor do tema, você ocultou muitas coisas relevantes usando apenas o que convinha para explanar o seu ponto de vista que, nem de longe é esclarecedor ou condiz com a verdade absoluta é apenas seu ponto de vista já que o amigo ocultou muitas coisas sobre o veltman report que é o documento final sobre esta questão de plagio vou ajuda-lo com alguns links que esses sim condizem com no minimo a "outra versão" ou a outra parte da historia https://pt.wikipedia.org/wiki/Veltman_Report
http://www.baptistlink.com/creationists/amentirabranca.htm alias este ultimo link sugiro a quem não queira se magoar com algumas verdades que estão ocultas nem abram!!!

clau sieber disse...

Por amor a Jesus Sr Doutorando ou acadêmico, se vc está mesmo a favor da verdade me ajude... me ajude a entender como um profeta (profeta de Deus tem de estar 100% certo né, se não é Nostradamus) como alguém pode escrever tais coisas... Me ajude, se vc entende tanto do assunto e de wiki me diga aí daonde essa pena inspirada se inspirou... Porque eu sinceramente acreditei no espirito de Profecia, deixei de ser católica, mas agora ando experimentando o mesmo sentimento de engano de qdo descobri a mentira do domingo... vá por favor...analise esta página da wiki pra mim...
https://pt.wikipedia.org/wiki/Controv%C3%A9rsias_sobre_Ellen_G._White
Eu ando perdendo o sono com isto, e muitas outras coisas que vem surgindo e mais as constantes reformas de seus livros pela Igreja ( pra que suprimir, reescrever, se lhe vinham raios de luz do trono de Deus?)

Bobyson disse...

Claudete sieber, não deixe de ser adventista por causa de Ellen White ou continuar sendo por causa dela. Devemos é crer na Palavra de Deus, e está escrito que o sábado é o dia do Senhor, o verdadeiro dia de descanso. Se Ellen White não foi sincera alguma vez, não interessa, não volte a crer na mentira, no engano e siga sempre firme neste caminho, independente de Ellen White. Seu Salvador é Jesus, não Ellen White. Também já fui católico e jamais quero voltar a ser novamente, se firme em Jesus. Muita coisa que não sabemos hoje saberemos somente lá no Céu. Vamos avançar pela fé!

clau sieber disse...

Róbinson Medeiros não foi uma vez. pesquise. ela é totalmente fabricada. Nossa Igreja é fabricada. eu estou sem chão. Como posso voltar a frequentar? Deixar de crer em Jesus? jamais! mas voltar a ler mentiras? jamais! pesquise amigo e vá atrás da verdade, papinho de Igreja sofredora e remanescente rica como é nossa Igreja como tanta gente e irmão pobre passando fome enquanto tanta gente rica joga dinheiro pela janela é acreditar em lágrimas de crocodilos! eles escondem a verdade e se vc for lá e apresentar a verdade... eles te expulsam! como comungar com isso? então prefiro voltar a entrar em uma Igreja católica dá no mesmo. O frequentar a luterana que é mais pura. Não brica com uma coisa tão séria como o espírito de Profecia. Que provas? basta googolhar! quer estudos? eu te passo.

Blog do Edmar Ferreira disse...

Boa resposta.

clau sieber disse...

Finalmente eu acessei o estudo original do PHD Veltmam e os traduzi. Diretamente dos arquivos oficiais da IASD. cansei de tanto disque disque. E olha e de cair o queixo. Vergonha alheia. Quem escreveu este blog no minimo nunca se deu ao trabalho de ler o trabalho do Veltmam. Que diz que ea Sra White nao e uma escritora original, que sim ela era otima para escolher suas fontes e que sim era ela e n'ao seus assistentes literarios que escolhiam as fontes. E ainda lista os livros... Muitos! Em 15 capitulos ele descobriu mais de 28. E nao, nao encontrou nem uma letra rabiscada dela... e nada que comprovasse visao alguma, so reaproveitamentos de cartas, outros livros e outras escritos, e muitas coisa escritas pelos assistentes. Ele concluiu sim, que ela era uma boa crista e tambem que para que a Igreja pudesse definir que ela era um profetisa, precisariam de muito mais estudos. E mais? aconselhou que cada um decidisse no seu coracao se quisesse considerar ela profetisa ou nao...quem quiser os pdfs com as conclusoes finais e os livros usados me peca. Desculpem a falta de acentuacao.
http://documents.adventistarchives.org/Search/Pages/results.aspx/Results.aspx?k=Life%20of%20Christ%20Research%20Project

Unknown disse...

Infelizmente, o autor do artigo não entendeu o “cerne da questão”. Ellen White se declarou varias vezes como uma “Mensageira do Senhor”, que as palavras escritas ou reveladas por ela eram de origem divina, reveladas pelo Espirito Santo ou por um anjo enviado por Deus. A partir desse entendimento pensamento de Ellen White, TUDO que ela escreveu deve ser entendido como inspirado.

“Não obstante, quando lhes envio um testemunho de advertência e
reprovação, muitos de vocês declaram ser ele simplesmente a opinião da irmã White. Tem assim insultado o Espirito de Deus. Vocês sabem como o Senhor Se tem manifestado por meio do espirito de profecia.” Testemunhos para a Igreja 5 – pág. 64.

“Como coobreiros de Deus, carecemos de mais fervente piedade, e menos exaltação própria. Quanto mais for exaltado o próprio eu, tanto mais diminuirá a fé nos testemunhos do Espirito de Deus”. Testemunhos para a Igreja 5 – pág. 126.

“Não é ao instrumento a quem vocês menosprezam e insultam, mas a Deus, que lhes tem dado essas advertências e reprovações”. Testemunhos para a Igreja 5 – pág. 219.

“sou apenas um instrumento nas mãos de Deus para fazer a obra que me designou. As instruções que tenho dado pela pena e de viva voz são uma expressão da luz que Deus Se dignou conceder-me. Tentei expor-lhes os princípios que o Espirito de Deus, durante anos, tem estado a imprimir em meu espirito e a escrever em meu coração”. Testemunhos para a Igreja 5 – pág. 657.

Deixando de lado as frases argumentativas “ad hominen” e “ad misericordium” bem características de Ellen White, podemos perceber em alguns textos de uma rápida pesquisa que Ellen White se declarava explicitamente uma enviada de Deus para transmissão de mensagens. Portanto, são débeis os argumentos de que Ellen não precisava estar 100% certa em suas declarações, porque ou Deus erra ou ela estava mentindo quando se dizia “Mensageira do Senhor”.

O segundo ponto que gostaria de colocar é em relação ao Relatório do Sr. Veltman. É claro que as citações desse artigo sobre o relatório são incompletas.

O relatório francamente conclui que não somente Ellen White, mas tambem os seus associados vorazmente copiaram obras de outros autores e além disso, deliberadamente buscaram mentir para cobrir as cópias que fizeram. Algumas conclusões do relatório.

“A primeira coisa de importante a ser notado é que foi a própria Ellen White, e não os seus assistentes literários foi quem compôs o conteúdo básico do texto de “O Desejado de Todas Nações”. Em fazendo isso, foi ela quem retirou as expressões literárias (copiou) das obras de outros autores sem dar o devido crédito a essas obras como suas fontes (isso é plágio). Segundo, deve ser reconhecido que Ellen White usou os escritos de outros conscientemente e intencionalmente...Implicitamente ou explicitamente, Ellen White e outros que falaram em nome dela por ela, não admitiram e nem mesmo denunciaram essa dependência literária (cópia) de sua parte.
Projeto O Desejado de Todas as Nações: Conclusões – Revista Ministry – nov,1990, pág. 11


O documento oficial da Conferência Geral conclui que Ellen White e seus secretários associados conscientemente e deliberadamente copiaram de outros escritores, sendo que nem ela e nem os associados admitiram que copiaram. Dr. Veltman conclui:

“O Conteúdo do comentário de Ellen White a respeito da vida de Jesus denominado “O Desejado de Todas as Nações” (à propósito: como um livro seria inspirado se o seu título parte de uma tradução errada do hebraico) é em sua maior parte derivado (copiado) do que de fonte original... Em termos práticos, esta conclusão declara que ninguém está habilitado em reconhecer nesse comentário de Ellen White a respeito da vida de Jesus qualquer categoria de conteúdo ou catálogo de ideias que sejam unicamente dela”.
Projeto O Desejado de Todas as Nações: Conclusões – Revista Ministry – nov,1990, pág. 12

Unknown disse...

CONTINUANDO

Face as reivindicações de Ellen White a respeito de sua inspiração como vimos acima nos textos dos seus livros, o Sr. Veltman se encontrava aterrorizado frente ao que encontrou na sua pesquisa:

“Eu devo admitir que esse é o mais sério problema a ser enfrentado em conexão a dependência literária de Ellen White. ISTO ATACA O CORAÇÃO DE SUA HONESTIDADE, SUA INTEGRIDADE, E, PORTANTO, SUA CONFIANÇA”.
Projeto O Desejado de Todas as Nações: Conclusões – Revista Ministry – nov,1990, pág. 14


Precisamos entender as afirmações acima sobre a honestidade de Ellen White não foram feitas por um dos seus detratores, mas por uma pessoa que liderava um comitê de pesquisadores, escolhido pela própria Conferência Geral.

A manutenção das reivindicações de Ellen White dentro da IASD como uma profetiza inspirada estrangula essa igreja e foi por isso que