quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Vegetarianos Reduzem Risco de Doenças Cardíacas em 32%

Por James Gallagher, do Site da BBC

Vegetables

Related Stories

Substituir carne e peixe por uma dieta vegetariana pode ter um efeito dramático na saúde do seu coração, sugere estudo.
Um estudo com 44,5 mil pessoas na Inglaterra e Escócia mostrou que os vegetarianos tiveram 32% menos chances de morrer em tratamentos hospitalares em virtude de doenças cardíacas. Diferenças nos níveis de colesterol, pressão arterial e peso corporal são considerados como as causas da melhor saúde. As descobertas foram publicadas no American Journal of Clinical Nutrition.

As doenças cardíacas são um considerável problema nas nações ocidentais. Elas matam 94 mil pessoas no Reino Unido a cada ano, mais que qualquer outra doença, e 2,6 milhões de pessoas convivem com estas enfermidades. O próprio suprimento sanguíneo do coração se torna bloqueado por depósitos de gordura nas artérias que nutrem o músculo cardíaco. Isto pode causar angina ou mesmo levar a um ataque cardíaco, se os vasos sanguíneos forem totalmente obstruídos.

Cientistas da Universidade de Oxford analisaram dados de 15,1 mil vegetarianos e 29,4 mil pessoas que comem carne (incluindo peixes). No decorrer de 11 anos, 169 pessoas no estudo morreram de doenças cardíacas, e 1066 precisaram de tratamento hospitalar - das quais muito mais pessoas que comem carne (incluindo peixe) do que vegetarianos.

A Dra. Francesca Crowe disse: "A mensagem principal é que a dieta é um importante determinante da saúde do coração. "Eu não advogo que todos pratiquem a dieta vegetariana. As dietas são bastante diferentes. Vegetarianos provavelmente têm uma menor ingestão de gorduras saturadas, então faz sentido que eles tenham um menor risco de doenças do coração".

Os resultados mostraram que os vegetarianos tiveram menor pressão sanguínea, menores níveis de mau colesterol e que tinham maior probabilidade de ter um peso saudável. Tracy Parker, da Fundação Britânica do Coração, disse: "Esta pesquisa nos lembra de que nós devemos tentar comer uma dieta balanceada e variada - incluindo carne ou não. Mas lembre-se, escolher a opção vegetariana no cardápio não é um atalho para ter um coração saudável. Além de tudo, há ainda uma infinidade de alimentos para vegetarianos que possuem grande quantidade de gorduras saturadas e sal. Se você está pensando em mudar para uma dieta vegetariana, certifique-se de que você planeja suas refeições cuidadosamente, de forma que você possa repor quaisquer perdas em vitaminas e minerais, como o ferro, que você normalmente teria a partir da carne".

Nenhum comentário: