segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

A Década Mais Quente da História

O Jornal Nacional de 15/01/2013 exibiu uma reportagem mostrando que nove dos anos mais quentes da história foram registrados desde 2000 (confira aqui).

Alguns pontos que merecem destaque:

1. O fato é que a Terra realmente está mais quente. Cerca de 0,8º C a mais desde a década de 1880, quando as medições começaram. Pode não parecer muito, mas quando se está falando em média, e quando este valor está próximo dos 14º C, o aumento de temperatura é muito grande.

2. A reportagem afirmou categoricamente que o homem é o causador das mudanças climáticas, com o aumento das emissões de gás carbônico, o que é uma teoria bastante aceita mas não é consenso, e possui muitas críticas.

Existem muitas teorias da conspiração circulando pela web nos últimos anos, mas chama a atenção a quantidade de cientistas que nega o papel humano no aquecimento do planeta. A pressão por ações de redução de emissões de gases causadores do efeito-estufa pode ser atribuída a um interesse em frear o consumo dos países emergentes e populosos (China, Índia, Brasil, Bangladesh, etc) devido à escassez de recursos mas, no final, pode ser utilizado como um pretexto para leis que regulem e uniformizem o trabalho, economia e aumentem o tamanho do Estado na vida privada.

Pra quem acha isso um exagero, basta verificar o quanto os Estados Unidos aumentaram o controle do Estado sobre as organizações privadas e indivíduos desde o 11 de setembro. O que o cidadão americano consideraria absurdo há 13 anos hoje é rotina na terra da liberdade.

Unindo-se o interesse ecológico, com o interesse econômico no cenário de crise internacional e a pressão social por melhores condições de trabalho, e tem-se um ferramental muito convincente para a criação de leis dominicais. Atenção observadores: não se alarmem - esta é a consequência, não a causa (veja Mt 24:14).

Nenhum comentário: