domingo, 2 de dezembro de 2012

Alzheimer: Dieta Pode Fazer o Cérebro Parar de Encolher

Matéria do site da BBC:
http://www.bbc.co.uk/news/health-16344228

Tradução livre:

Uma dieta rica em vitaminas e peixe pode proteger o cérebro da velhice, enquanto fast-foods têm o efeito oposto, sugere pesquisa.

Pessoas idosas com altos níveis de vitaminas e gordura ômega 3 no sangue têm menor encolhimento do cérebro e melhor desempenho mental, conforme concluiu um estudo neurológico.

Gorduras trans encontradas em fast foods estão ligadas a baixos índices de desempenho em testes mentais e maior encolhimento do cérebro no Alzheimer típico.

Um grupo médico inglês foi chamado para mais trabalhos sobre dieta e risco de demência.

O melhor conselho, atualmente, é ter uma alimentação balanceada, rica em frutas e vegetais, não fumar, fazer exercícios regularmente e manter a pressão do sangue e colesterol sob monitoramento, disse o grupo inglês de pesquisa sobre Alzheimer.

A pesquisa analisou nutrientes no sangue, ao invés de recorrer a questionários para determinar a dieta dos voluntários.

Eles descobriram que aqueles que tiveram mais vitaminas B, C, D e E no seu sangue, foram melhores nos testes de memória e raciocínio. Pessoas com altos níveis de ácidos graxos ômega 3 - encontrados principalmente em peixes - também tiveram maiores notas. Os piores resultados foram encontrados em pessoas que tiveram mais gordura trans encontrada no seu sangue.

Gorduras trans são encontradas mais comumente em alimentos processados, incluindo bolos, biscoitos e frituras.

Os pesquisadores, da Oregon Health and Science University, Portland; Portland VA Medical Center; e Universidade Estadual do Óregon, Corvallis, também fizeram tomografias dos cérebros de 42 dos participantes.

Eles descobriram que indivíduos com altos níveis de vitaminas e ômega 3 no seu sangue tiveram mais frequentemente um volume maior do cérebro, enquanto aqueles com altos níveis de gordura trans tiveram um volume menor.

Um dos autores do estudo, Gene Bowman, da Oregon Helth and Science University disse: "Estes resultados precisam ser confirmados mas, obviamente, é muito empolgante pensar que pessoas podem eficazmente parar o encolhimento do seu cérebro e mantê-lo aguçado [apenas] ajustando a sua dieta".

"Forte Potencial"

O co-autor Maret Traber, do Linus Pauling Institute, na Universidade Estadual do Óregon, disse: "As vitaminas e nutrientes que você ingere ao comer uma grande variedade de frutas, vegetais e peixe pode ser medido nos marcadores do sangue.

"Eu acredito firmemente que estes nutrientes têm um forte potencial para proteger seu cérebro e fazê-lo trabalhar melhor".

Comentando o estudo, o Dr. Simon Ridley, chefe de pesquisa no Alzheimer's Researh, Reino Unido, disse: "Uma vantagem desta pesquisa é que ela verificou os nutrientes no sangue das pessoas, ao invés de se basear nos questionários delas".

"É importante notar que este estudo acompanhou um pequeno grupo de pessoas com pequenos fatores de risco para a doença de Alzheimer, e não investigou se eles iriam desenvolver o Alzheimer em um estágio posterior.

"´Há uma clara necessidade de evidências conclusivas sobre o efeito da dieta no risco de Alzheimer, as quais só podem vir de estudos em larga escala e longo termo".

Nota do Blog: "Coincidentemente", esta é a dieta recomendada pela Bíblia (veja o livro de Daniel, capítulo 1) e a dieta adotada pelos Adventistas do Sétimo Dia desde meados do século 19. Não é a toa que os Adventistas que praticam os princípios de saúde são, constatadamente, mais longevos e saudáveis, conforme reportagens de periódicos de grande prestígio e da mídia popular. O "Bom e Velho Livro"... sábio como sempre, atual como nunca!

Nenhum comentário: