quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Visita do Papa à Inglaterra

link da reportagem

Londres, 14 set (EFE).- O primeiro-ministro britânico, David Cameron, ofereceu hoje "calorosas boas-vindas" ao papa Bento XVI, que inicia visita de Estado ao Reino Unido na quinta-feira.

Mediante mensagem gravada por videoconferência, a partir de Downing Street, sua residência e escritório oficial, o chefe do Executivo britânico classificou de "histórica" e "incrivelmente importante" a viagem papal, que irá começar em Edimburgo e depois seguirá por Glasgow, Londres e Birmingham.

Esta será a primeira visita de Estado que realiza um Pontífice desde a ruptura de Henrique VIII com a Igreja Católica.

Está prevista para sábado, durante a passagem do papa pela capital britânica, uma reunião entre Bento XVI e David Cameron. O encontro será um dia depois do funeral do pai do líder britânico, Ian, que faleceu em decorrência de um acidente vascular cerebral durante suas férias na França, na semana passada.

Em sua mensagem ao Pontífice, Cameron ressaltou que sua visita é uma "grande honra" para o país.

O chefe do Governo britânico apontou que a viagem constitui "uma oportunidade única para celebrar a enorme contribuição que todas as comunidades da fé fazem para a nossa sociedade e para celebrar seu papel na tarefa de ajudar a construir uma sociedade maior e mais forte".

Enquanto as autoridades preparam a visita do papa, os britânicos reagiram com horror, nos últimos meses, ao serem expostos detalhes de abusos de menores por padres pedófilos.

Um grupo de vítimas destas agressões sexuais pediu ao Pontífice que responda ao escândalo com "atos, e não com palavras". EFE [negritos acrescentados].

Nota: Mais uma notável demonstração de como o romanismo está, lenta mas certamente, retomando o poder que outrora possuía. Em meio aos escândalos sexuais dos sacerdotes, a maior autoridade política da Grã Bretanha (que era a grande potência mundial do século XIX) deixa muito claro o seu sentimento de alegria por receber o líder supremo do catolicismo.

Provavelmente poucos se lembram de que a Inglaterra foi uma das nações pioneiras no protestantismo, ainda que a reforma não se deu em espectro tão amplo quanto em outros países do Velho Mundo. Note-se, também, que o cisma citado na reportagem foi um dos poucos que conseguiu lograr efeito contra o papado, se tornando um ícone da quebra da hegemonia romanista ao final da idade média (infelizmente não motivada por altos ideais, mas pela obstinação do perverso Henrique VIII).

E vi uma das suas cabeças como ferida de morte, e a sua chaga mortal foi curada; e toda a terra se maravilhou após a besta." Apocalipse 13:3

"E a mulher que viste é a grande cidade que reina sobre os reis da terra. Apocalipse 17:18"

Nenhum comentário: