quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Hawking Descarta Deus - O que aconteceu?

Stephen Hawking: Física descarta papel de Deus na criação do Universo

BBC - 02/09/2010

Stephen Hawking: Física descarta papel de Deus na criação do Universo
Os trechos indicam uma aparente mudança de opinião em relação a uma das obras mais conhecidas de Hawking.[Imagem: BBC]

Criação espontânea

O cientista britânico Stephen Hawking afirma em seu novo livro, ainda inédito, que a física moderna descarta a participação de Deus na origem do Universo e diz que aparentemente o Big Bang foi uma consequência natural das leis da física.

Em The Great Design ("O Grande Projeto", em tradução livre), que teve trechos publicados nesta quinta-feira pelo jornal britânico The Times, Hawking afirma que "a criação espontânea é a razão pela qual existe algo em vez de nada".

O cientista cita a descoberta de um planeta orbitando uma estrela que não o Sol, ocorrida em 1992, como algo que faz as condições planetárias terrestres - como a relação entre a massa solar e a distância para o Sol, por exemplo - parecerem provas "muito menos convincentes de que a Terra foi cuidadosamente projetada somente para agradar a nós, seres humanos".

"Devido à existência de uma lei como a da gravidade, o Universo pode e vai criar a si mesmo do nada", afirma o físico no livro.

"A criação espontânea é a razão pela qual existe algo em vez de nada, do porquê do universo existir, do porquê de nós existirmos", diz Hawking.

The Great Design foi escrito em parceria com o físico norte-americano Leonard Mlodinow e tem lançamento previsto para o próximo dia 9.

Desconversão

Os trechos indicam uma aparente mudança de opinião em relação a uma das obras mais conhecidas de Hawking.

Em seu livro Uma Breve História do Tempo, publicado em 1988, o cientista sugeria que a ideia de uma criação divina seria compatível com uma compreensão científica do Universo.

"Se nós descobrirmos uma teoria completa, será o triunfo definitivo da razão humana - pois então nós deveremos conhecer a mente de Deus", escreveu então o cientista.

Uma Breve História do Tempo teve mais de 9 milhões de cópias vendidas em todo o mundo.

http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=stephen-hawking-deus-criacao-universo&id=020175100902

Nota: Li o livro "O Universo em Uma Casca de Noz" do autor citado. Lá, ele dizia que como positivista, ele não se interessava em saber o que algo realmente é (talvez no conceito grego de Verdade), mas sim em uma teoria que possa descrever esse algo com acurácia. Hawking mudou radicalmente de opinião. Ok, ele é uma mente e tanto, ocupa a cadeira de Isaac Newton, é considerado por muitos como o maior físico da modernidade depois de Einstein...

Mas como revela o último capítulo de "O Universo em Uma Casca de Noz", sua mente descamba para o lado da presunção e até mesmo do ridículo quando sai de sua esfera precípua e avetura-se pelas áreas sobre as quais não tem tanto domínio quanto gostaria. O mesmo pode-se dizer de Georges Charpak e Rolland Omnè, nobéis de física em seu livro "Sejam Sábios, Tornem-se Profetas".

Se existe duas áreas onde as certezas não são certezas, e onde tudo reina no campo das teorias que não se encaixam, estas duas são a astrofísica e a física quântica. Acabei de ler (mais uma vez) que os cientistas não fazem a menor idéia do que seja nada mais e nada menos do que 90% da matéria do Universo (link: matéria escura), pois as equações não se encaixam. E o que dizer da física quântica, então? Leia o livro de Charpak e Omnè e você saberá do que estou falando...

A pergunta que faço a mim mesmo é: por que um cientista positivista, outrora tão "crente", se firma sobre um terreno tão oscilante e cheio de incertezas para alvejar o conceito da criação? Note que o próprio título do livro de Hawking já é uma provocação (The Great Design)...

Será que não existe uma certa dose de pressão pela "ciência" para que conforme seu pensamento com o naturalismo filosófico? Ou será que Hawking está entrando em um complexo de Deus, como diz Alejandro Bullón a respeito de Hittler e de Nietzsche, se julgando ele mesmo o criador do universo? Acredite, isso faz sentido no positivismo, uma vez que a teoria é o que conta... e, quem formula a teoria, logo, é...

Sim, um humilde mortal vai se dar o direito de discordar de Hawking (e de Segan) a respeito do Universo. A descoberta de exoplanetas, ao contrário do que o físico asseverou, somente tem confirmado a posição privilegiada da nossa Terra no nosso Cosmos. Dos mais de 400 exoplanetas descobertos, nenhum tem condições de abrigar a vida. Uns são grandes demais (isso é um grande problema), outros muito quentes, outros muito frios... Outros estão em órbitas de estrelas instáveis e violentas... outros, ainda, têm órbitas extremamente rápidas, com um "ano" de cerca de 3 dias, muito próximos de suas estrelas...

Não encontraram-se, ainda, sistemas planetários que dêem evidências de possuírem planetas rochosos em distância confortável de suas estrelas. Se você estudar as estrelas, verá que a maioria delas não oferece condições de suporte à vida, ao contrário do que pregava o maconheiro Carl Segan (vide blog do Michelson Borges).

Caro leitor: antes de adotar uma posição favoravelmente ateísta, espere a física explicar a matéria escura, apresentar uma teoria que unifique as mecânicas clássica e quântica, explicar as incoerências do Big Bang, isso sem falar de todas as questões sobre evolução que, definitivamente, não teríamos espaço suficiente para colocar. Cegos não podem oferecer-se para guiar (quem lê, entenda). Hawking está prometendo algo que não pode entregar.

Curiosidade: Incrivelmente, Hawking conhece a história de William Miller e do Grande Desapontamento, conforme um capítulo de livro que escreveu há alguns anos.

3 comentários:

Unknown disse...

Excelente a sua colocação SOBRE A GUINADA DE hAWKING. Realmente, gostaria muito de saber qual pressão política poderia estar passando o famoso físico para ser tão óbvio assim.

commonpeoplebio disse...

Eu já nao consigo me encaixar na discussão "deus existe ou não", enquanto alguém continuar insistindo em acreditar no SEU Deus, uma mentalidade criadora similar à nossa. É dificil de entender que Deus não é um ser humano, mas A CRIAÇÂO em si? No final, os ateus estão mais próximos de entender O QUE é Deus que a grande maioria dos cristãos.
Hawking deve estar precisando de dinheiro, precisa de polêmica e publicidade.

Daniel disse...

Não sei se já conhece esse vídeo, mas é bem interessante:
http://www.youtube.com/watch?v=BKMFVg_VqC0
É um único documentário, mas se divide em 7 partes no YouTube.
Quanto ao Hawking, na minha opinião, o usam para tentar destruir o criacionismo, pois nunca poderá fazer uma entrevista cara a cara debatendo sobre teorias absurdas.
Como os cientistas sabem o que ocorre no núcleo do Sol?
Quem viu esse planeta a redor de um "Sol" igual ao planeta Terra?
Outro dia vi no Jornal Nacional a descoberta de um planeta que seu núcleo era de puro diamante! o.O'
Se eu e meus colegas de faculdade, na verdade, se toda a minha universidade decidir desmentir isso, como poderíamos ter acesso a esses equipamentos?
Acredito existir uma fé muito maior por trás dessas teorias.
Esse aqui também é bem interessante:
http://www.youtube.com/watch?v=tYLHxcqJmoM&feature=PlayList&p=C805D4953D9DEC66&index=0&playnext=1