sábado, 13 de junho de 2009

Questionamento sobre Einstein. E Darwin?

Teoria da Relatividade é ideologia, e não ciência, defende pesquisador

Redação do Site Inovação Tecnológica - 27/05/2009

Teoria da Relatividade é ideologia, e não ciência, defende pesquisador
Dr. Peter Hayes, que defende que a Teoria da Relatividade não é ciência, mas uma ideologia, como o Marxismo.[Imagem: Univ.Sunderland]

O LHC (Large Hadron Collider) é o maior experimento científico já feito pelo homem, tendo sido criado para arremessar prótons uns contra os outros em velocidades próximas à da luz, recriando as condições momentos depois do Big Bang. Infelizmente, até agora ele não funcionou.

E ele poderá de fato não funcionar, e não por causa de suas falhas elétricas ou mecânicas, mas porque as teorias básicas da física podem estar erradas.

Voz dissonante

Esta ideia quase maluca, absolutamente dissonante no mundo científico, acaba de ser defendida pelo Dr. Peter Hayes, um cientista da Universidade North East, no Reino Unido.

"Os físicos teóricos têm colhido da árvore errada nos últimos 100 anos - porque a Teoria da Relatividade de Albert Einstein é inconsistente," afirma Hayes.

"Ao longo dos anos, muitos têm apontado que há falhas lógicas na teoria. Já nos anos 1960 o professor Herbert Dingle alertou que experimentos de larga escala baseados na Teoria da Relatividade poderiam acabar destruindo o mundo. Talvez tenha sido uma sorte para nós que o LHC simplesmente quebrou," vaticina o pesquisador.

A Ideologia da Relatividade

Em seu último artigo, "A Ideologia da Relatividade", o Dr. Hayes argumenta que a Teoria da Relatividade de Albert Einstein - provavelmente a teoria científica mais famosa da história - deveria ser vista como uma ideologia, não como ciência. Ele argumenta que seus impactos na ciência e na cultura popular foram tão grandes precisamente porque, como uma teoria científica, ela de fato não faz sentido.

"A teoria de Einstein contém inconsistências elementares, mas em 1919, quando a teoria se tornou conhecida popularmente, o mundo estava saindo de uma guerra terrível, seguida por uma pandemia de gripe. As ideias de Einstein eram tudo o que 'eles' precisavam. Na pressa de divulgá-la, poucas pessoas pararam para questionar as falhas lógicas óbvias da teoria," diz Hayes, traçando um quadro típico de uma teoria da conspiração - ele não aponta quem eram os "eles" que precisavam de tal ideologia.

Críticos de Einstein

"Alguns dos primeiros críticos de Einstein assumiram posições de direita e antissemíticas e isso tendeu a desacreditar suas objeções técnicas à relatividade como sendo cientificamente superficial. Meu artigo investiga uma possibilidade alternativa: que os críticos estavam certos e que o sucesso da teoria de Einstein em suplantá-los deve-se à sua força como uma ideologia e não como uma ciência," propõe o pesquisador.

O Paradoxo do Relógio

Uma falha famosa na teoria de Einstein é o chamado Paradoxo do Relógio. Ele estabelece que se um relógio viaja a bordo de uma espaçonave, enquanto outro fica na Terra, quando o relógio da espaçonave retornar ele irá mostrar que se passou menos tempo do que o relógio que ficou na Terra.

Essa previsão viola o próprio "princípio da relatividade" de Einstein, que estabelece que, se você está na espaçonave deverá ser o relógio que ficou na Terra que andará mais devagar. Esta é uma crítica que a ciência nunca foi capaz de resolver satisfatoriamente.

"O Paradoxo do Relógio ilustra como a Teoria da Relatividade de fato contém inconsistências que a tornam cientificamente problemática. Essas inconsistências, contudo, tornam a teoria ideologicamente poderosa. Precisamente porque a teoria de Einstein é inconsistente, seus defensores têm se baseado em princípios contraditórios de uma forma que expande enormemente sua aparente capacidade de explicar o Universo," diz Hayes.

Como o Marxismo

"O mais incrível sobre a Teoria da Relatividade de Einstein é que ela continua se mantendo. Ela é construída sobre contradições, mas exatamente essas contradições significam que quase tudo 'prova' que ela está correta. É mais ou menos como uma teoria onde você diz que 1 + 1 = 2, mas também que 1 + 1 = 3," defende Hayes.

Contudo, o pesquisador não acredita que descrever a teoria de Einstein como uma ideologia, em vez de ciência, é o mesmo que dizer que a teoria não tem valor.

"O Marxismo é uma ideologia, não uma ciência, mas Karl Marx continua dando insights valiosos sobre o funcionamento do capitalismo. Uma vez que a Teoria da Relatividade seja entendida dentro do que ela realmente é, uma ideologia, nós poderemos entender onde a Teoria da Relatividade pode oferecer insights para a ciência e onde ela não pode.

"O triunfo da Teoria da Relatividade representa o triunfo de uma ideologia não apenas na profissão de físico, mas também na filosofia da ciência," conclui Hayes.

Site Inovação Tecnológica

___________________________________________________________________

Nota: é impressionante a semelhança entre a argumentação de Hayes com a contra-argumentação moderna de Darwin. Note-se que, na opinião do autor, é o contexto social, econômico e político que dá a Einstein a genialidade e a ampla aceitação de sua teoria como a grande "sacada" do século XX.

De igual forma, no auge do iluminismo, da busca da ciência como salvadora para os dilemas e limitações humanos, da recém proclamada alforria do pensamento em relação à inquisição medieval, nasce a visão de Darwin. Ele veio ao encontro do anseio mundial por uma nova era, onde o homem e seu pensamento determinariam seu próprio destino, e não mais um Deus supostamente autoritário e vingativo cercearia a criatividade humana com a fogueira acesa dos seus sacerdotes.

Outra incrível semelhança entre o pensamento de Hayes e o que ocorreu na infância da teoria da evolução: a fraqueza e o despreparo dos críticos. Hayes diz que os críticos da relatividade apresentaram um pensamento anti-semítico de extrema-direita, o que levou-os ao descrédito.
Exatamente o mesmo aconteceu com a crítica inicial da teoria da evolução: a contra-argumentação apresentada foi fraca sob o ponto de vista científico, haja vista o evidente menor preparo científico da crítica, e pródiga em crendices com muito de tradição e pouco de ciência. O resultado foi o descrédito da posição que defendia o status quo e, com a notoriedade que a polêmica naturalmente traz, a canonização de Darwin como o profeta que matou Deus pelo simiesco sacramento.

Questiono: se existe espaço para criticar a teoria da relatividade, porque é inadmissível em certos círculos acadêmicos a crítica da teoria da evolução, ainda que solidamente fundamentada? Este é um assunto seríssimo pois, para a humanidade, as conseqüências de a teoria da relatividade estarem erradas (ainda que se possa destruir a Terra, como diz Hayes) são muito menores do que as de a teoria da evolução estar errada
.


4 comentários:

Kal disse...

Que interessante! Isso é uma evidência clara de que, por trás do véu do evolucionismo, encontram-se homens de orgulho inchado e determinados a se opor a tudo aquilo que lhes põe freio à satisfação de suas vaidades. A humanidade é como uma escultura que se vira para o Escultor e diz: "Não me criaste". Parabéns pelo conteúdo de excelente qualidade!

Gemini no Saga disse...

Acha mesmo que isso é verdade? Einstein é o maior físico da história e vc é o que? Tem alguma faculdade como este renome da física?

Fatos são comprovados com provas

Prove o que vc é, já que a base da ciência é a prova existencial.

Maurício Fávaro disse...

O fato é que a história não pode determinar se Hayes esta certo ou errado, o assunto não é a previsão do comportamento social mas sim levantar dúvidas sobre uma teoria científica. Nunca confundam teoria com verdade científica, o big-bang por exemplo é tido quase como uma verdade científica, mas ainda sim não passa de uma teoria.

cito
-
Em seu último artigo, "A Ideologia da Relatividade", o Dr. Hayes argumenta que a Teoria da Relatividade de Albert Einstein - provavelmente a teoria científica mais famosa da história - deveria ser vista como uma ideologia, não como ciência. Ele argumenta que seus impactos na ciência e na cultura popular foram tão grandes precisamente porque, como uma teoria científica, ela de fato não faz sentido.

"A teoria de Einstein contém inconsistências elementares, mas em 1919, quando a teoria se tornou conhecida popularmente, o mundo estava saindo de uma guerra terrível, seguida por uma pandemia de gripe. As ideias de Einstein eram tudo o que 'eles' precisavam. Na pressa de divulgá-la, poucas pessoas pararam para questionar as falhas lógicas óbvias da teoria," diz Hayes, traçando um quadro típico de uma teoria da conspiração - ele não aponta quem eram os "eles" que precisavam de tal ideologia.
-

Resumindo: pela teoria da relatividade, a espaço-nave pode viajar pelo espaço e retornar a terra ou a terra pode viajar pelo espaço e retornar até a espaço-nave. Isto alteraria o tempo em um ou outro relógio, depende de onde vc permaneceu, na terra, ou na espaço-nave, e isto "colocaria" em cheque a teoria de Einstein. Mas se o tempo também for algo relativo, isto valida a teoria de Einstein, mas o fato é que, com quais parâmetros podmeos afirmar qual teoria esta correta? Podemos afirmar que o tempo é relativo por causa da teoria de Einstein? Se um dia conseguirmos demonstrar que o tempo não é relativo (se ele realmente não for) dai a teoria de Einstein perderá seu valor.

Anônimo disse...

a teoria da relatividade assim como boa parte do conhecimento cientifico hegemonico como o proprio texto cita marx obviamente trata-se apenas de ideologia que objetiva dar privilegio a um grupo. Faço a mesma pergunta que foi feita pelo dr lattes no texto, que lobby seria esse ?