quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Darwin e os Irmãos Wright

Cada vez que, ao assistir a algum programa de TV que tratava sobre a história da aviação, ficava revoltado. Além de não mencionar o legítimo inventor brasileiro, Alberto Santos Dumont, a mídia americana dá todo o crédito da invenção dos aparelhos voadores mais pesados que o ar aos irmãos Wright.

Todo mundo sabe que o aparelho dos Wright não voava por sua própria potência, e as pessoas que o "testemunharam" voando não possuiam qualificações técnicas ou científicas. Situação totalmente diversa ocorreu com o brasileiro, que voou graciosamente sobre a França com seu engenho, aos olhos de milhares de pessoas, algumas das quais engenheiros e cientistas.

Todavia, nas aulas de história dos Estados Unidos, lá estão eles: incólumes, louváveis, poderosos e arrogantes - os irmãos Wright.

O mesmo sentimento me toma quando vejo os absurdos retratados na mídia brasileira a respeito de Darwin e a teoria da Evolução. O endeusamento do naturalista britânico, principalmente nestas épocas de comemoração do bicentenário de seu nascimento, traz em seu cortejo uma enxurrada de meias-verdades e mentiras abertas, contadas por uma trupe despudorada que insiste em sacrificar a racionalidade - supostamente por eles defendida - aos pés do acaso.

Assim como no caso dos irmãos Wright, muitas vezes só tenho que lamentar a vastidão das mentiras dos devotos de São Darwin, e o povo que "perece por falta de conhecimento"¹. Realmente, a "verdade anda tropeçando pelas praças"².

¹Os 4:6
² Is 59:14

Um comentário:

Unknown disse...

Acho que o Santos Dumonto inventou sim Avião, porém há outros inventores de fato. Alíás isto é bem comum na história das invensões e descobrimentos. Transporte márítimo existia bem antes de Arquimedes, no entanto, ele é considerado, oficilamente, o pai deste tipo de navegação. Porque ele que conceitou cientificamente. O mesmo aconteceu com Ainstein. Alem disso. Quando Santos Dumot vou os irmão Wright já estava tentanto patentear, e foi patente da avição. Não por isto, o avião fazia curva, tinha controle. Catapulta? Até hoje e usada onde não há espaço, porta aviõs. Claro que se não fosse os Wright o avião do Dumont mais cedo ou mais tarde seria o que é hoje. O automóvel já não foi locomotiva?