quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Ir para onde a maré vai...

Assino a Info Exame há mais de quatro anos, e sempre gostei muito da coluna do John Dvorak. Gosto da coluna do Dagomir Marquezi também, principalmente depois que vi ele dando depoimento no DVD "A Carne é Fraca" (depois descobri que ele é espírita).

A coluna do Dvorak, na edição de outubro, me chamou a atenção, porque ele vem elogiando o iPhone da Apple. Achei estranho e resolvi procurar em algumas edições anteriores da Info, pois me recordava de uma coluna em tom diferente.

Não precisei procurar muito: na edição de agosto, encontrei o colunista se mostrando bastante cético e ridicularizando em certa medida o gadget da Apple.

Bem, e daí? O que isso tem a ver? É que as pessoas vendem suas opiniões muito rápido, quando se trata de acompanhar a onda do mercado, da moda, das finanças... O iPhone continuou o mesmo: o que mudou foi o colunista.

Não estou me posicionando contra ou a favor ao aparelho ou ao autor, o que eu penso que deve haver é solidez e consistência nas opiniões.

Com a política é a mesma coisa. Quantos de nós já não ficamos revoltados com o pula-pula de legendas? Quem já não se sentiu traido ao ver o seu candidato eleito renegar as suas filosofias a fim de acompanhar a onda?

E com a religião? Quantos não têm abandonado sua fé, apenas para não serem "do contra", ou para obterem benefícios imediatos frente a dificuldades? Veja o caso dos companheiros de Daniel: quantos judeus havia em Babilônia? Por que somente os três hebreus não se curvaram diante da estátua de ouro? O que aconteceu com os demais?

Devemos ter opinião, honrar nossa palavra. Se mudarmos de opinião, é porque fomos convencidos de que estávamos errado, e não porque a situação nos convém.

"A maior necessidade do mundo é a de homens. Homens que não se comprem e nem se vendam. Homens que no íntimo da alma sejam verdadeiros e honestos. Homens que não tenham medo de apontar quem faz o mal. Homens que sejam tão fiéis ao dever, como a bússola é ao pólo. Homens que permaneçam firmes pelo que é reto.” E. G. White, Educação, p. 57

Um comentário:

douglas reis disse...

Amigo Alexsander,

Estou convidando alguns amigos para escreverem matérias para o Questão de Confiança e gostaria de saber se você estaria com disponibilidade para escrever algo também. O texto pode ser curto (cerca de 3.000 caracteres) e irá para o mês de Novembro. O tema é livre. Comunique-se comigo pelo meu e-mail: pr.douglasreis@gmail.com

Um forte abraço, Deus o continue usando.

d.