domingo, 21 de novembro de 2010

Papa faz oferta irrecusável a bispos anglicanos

yahoo notícias

Londres, 9 nov (EFE).- John Broadhurst, um dos cinco bispos anglicanos - três em atividade e dois aposentados - cuja conversão ao catolicismo apostólico romano foi anunciada oficialmente na segunda-feira, justifica sua decisão diante da oferta feita pelo papa.

A declaração está nesta terça-feira no "The Times" pelas palavras do bispo de Fulham, cuja esposa, Judy, e três de seus quatro filhos adultos se converteram ao mesmo tempo à fé de Roma.

"As pessoas dirão que tudo tem a ver com (a votação anglicana a favor) da consagração episcopal de mulheres. Este é o cenário, mas na realidade tem a ver com uma oferta do papa que sentimos que não deveríamos rejeitar", explica Broadhurst.

A oferta se refere à criação de um ordinariado especial, uma estrutura canônica similar a diocese, mas sem fronteiras geográficas precisas, para acolher aos novos conversos procedentes das fileiras anglicanas.

Broadhurst prediz que milhares de religiosos vão converter-se ao catolicismo: "há muitos interessados. Alguns dizem que vão esperar para ver o que vai acontecer. Eu entendo.

Segundo o bispo de Broadhurse tentou-se de tudo para negociar dentro da Igreja da Inglaterra uma estrutura à parte para os mais tradicionais quando começou a vislumbrar a consagração episcopal de mulheres, mas no fim foi Roma quem ofereceu uma solução quando aqueles pediram ajuda à Congregação para a Doutrina da Fé.

A propriedade legal das paróquias cujos titulares passem para o Vaticano seguirá sendo da Igreja da Inglaterra, mas o restante será considerado católico. EFE

Nota: o Vaticano está buscando uma aproximação com as demais religiões com uma voracidade similar a das grandes corporações em relação à absorção de empresas menores. A cada dia que passa, o poder de Roma se consolida e busca hegemonia.

Nenhum comentário: