quinta-feira, 5 de novembro de 2009

"Sabatista" não tem vez!

Ingressei, recentemente, no processo seletivo para o doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento, na Universidade Federal de SC (UFSC). Esta seria uma ótima oportunidade de conciliar meu trabalho com a academia, uma vez que a temática deste doutoramente é bastante voltada às organizações e, também, em certo sentido, uma interseção entre a minha graduação (Bl. em Informática) e o meu mestrado (Administração).

Este processo seletivo consiste em duas etapas de avaliação. Na primeira, por seis semanas, assistimos aulas on-line na plataforma Moodle do departamento, com a realização de leituras de artigos e provas on-line. Esta etapa foi concluída no último domingo, com o envio de um anteprojeto de pesquisa e um curriculum Lattes.

A segunda etapa consiste em uma avaliação, on-line para os candidatos a mestrado e presencial para os candidatos a doutorado. Esta avaliação será realizada no sábado 07/11/2009, às 14h, em ambos os casos.

Como sou adventista do sétimo dia, contei com a colaboração do meu bom amigo, Dr. Wilson Campos, para um requerimento administrativo solicitando horário especial para a realização das provas e apresentando as considerações sobre a legislação que resguarda os observadores do sétimo dia quanto aos seus direitos constitucionais. O requerimento, pródigo em conhecimento jurídico, somou 12 páginas.

Minha esposa protocolou o requerimento na última sexta-feira na secretaria do departamento de pós-graduação do referido curso. Ontem (quarta-feira) o professor coordenador do curso ligou-me com um tom nada amistoso, afirmando que o documento fora "muito mal recebido" por aquela coordenação, e que a procuradoria da Universidade o estava analisando para prover uma resposta adequada à um pedido "não-legal", nas palavras do professor.

Como fiquei constrangido ao ouvir que o requerimento foi "muito mal recebido" pela coordenação do curso da Universidade, indaguei-o sobre qual seria, então, o procedimento correto. Ele disse-me que, "francamente", eu deveria realizar a prova no mesmo dia e hora "que qualquer outro mortal". Afirmei que isto não ocorreria e que eu não entraria em discussão sobre meus princípios.

Ele disse então que, caso as instituições devessem respeitar os dias de guarda, não se poderia fazer provas no domingo, em virtude dos católicos (como ele, que é ortodoxo), no sábado, em função dos adventistas, e na sexta-feira, em virtude dos muçulmanos, sendo isto um "absurdo". Afirmou-me que ninguém me obrigou a entrar no processo seletivo, "eu havia entrado porque quis". Ele também disse-me que estavam tendo problemas para ver "quem ficaria" comigo até o horário do pôr-do-sol para a realização da prova.

Dez minutos mais tarde, ele tornou a ligar-me afirmando que não havia recebido meu projeto de pesquisa. Que estavam procurando e não o localizaram, mas que eu deveria continuar estudando para a prova, que eles continuariam procurando o projeto. Entendi, então, a saída que aquele departamento encontrou para o "problema".

Minhas suspeitas se confirmaram hoje, com a divulgação dos candidatos cuja inscrição para o processo fora homologada. Você pode adivinhar? Isto mesmo, meu nome não estava na lista. Ao entrar em contato com o mesmo professor, ele afirmou que meu projeto não foi enviado, e que não havia nenhuma reclamação de que projetos não foram entregues. Ou seja, o único projeto não recebido, dos 757 inscritos para as 60 vagas de mestrado e doutorado, foi o meu.

Todavia, enviei o projeto, jutamente com meu curriculum lattes, no domingo à noite, uma hora e meia antes de findar o prazo para tal. Como o sistema da Universidade não emite protocolo de recebimento dos arquivos, não tenho como provar o envio dos mesmos. Também, como não previa que meu pedido "não-legal" seria tão "mal recebido", não raciocinei que deveria protocolar uma cópia física dos documentos na coordenação da pós-graduação da EGC.

Desta forma, lamento que em uma Universidade pública, um curso que se propõe a "gerir o conhecimento", tenha tão pouca consideração pelos direitos das minorias e um tão parco interesse pela formação do indivíduo. Não tinha o desejo veemente de ser aprovado no processo seletivo. Apenas gostaria de ter o direito de concorrer em condição de igualdade com aqueles que professam fé diferente.

Hoje, estou indo dormir me sentindo injustiçado, mas com a consciência tranqüila. Sinceramente, espero que, ao menos, a consciência deste professor e dos demais porventura envolvidos ainda os acuse. Se isto não ocorre, realmente, estamos chegando no limite. Mas estou regozijante, por ter sido achado digno de sofrer afronta pelo nome de Jesus (At. 5:41).

Este é apenas o início. Logo ser-nos-á tirado o direito de "comprar e vender" (Ap. 13:7). Que "os que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus" (Ap. 12:17) estejam alertas e cientes do que está por vir. Somos ovelhas em meio de lobos, devemos ser simples como as pombas, e prudentes como as serpentes (Mt 10:16).

9 comentários:

Bety disse...

Querido filho: ¨No mundo teremos aflições....¨ Deus um dia fará Justiça...A dos homens...Trapos de imundícia !!!

aldo disse...

Fala meu Camarada !
Por mais que a injustiça trafegue livre por esse mundo, todas as coisas estão sob as mãos de nosso Deus,por isso se anime,"todas as coisas contribuem para o bem daqueles que amam a Deus e o obedeçem", o fim disso tudo sabemos o que vai dar, mas o que percorreremos até lá, só Deus sabe !!!E fica o teu testenunho para aqueles que não conhecem a Deus, e que talvez seja a unica chance que eles terão !
Façamos a nossa parte, Deus faz a Dele.
Oramos por voce !

Anônimo disse...

Querido amigo,
Tenha a certeza de que Deus está preparando algo muito melhor para sua vida... fique certo de que você fez o que era certo...
Vou orar por você, está bem?
Um grande abraço, Malu.

Ronaldo Everton disse...

Estou indignado com essa atitude, será que o sistema não deixa rastros se for submetido a uma pericia?

Carlos Andrade disse...

Caro irmão!
Sou católico praticante e fiquei indignado com tua história e com o desrespeito aos teus princípios. Com certeza Deus te mostrará o caminho que deves percorrer e realizar grandes obras na tua vida, como o tem feito na minha.
Em Deus... Carlos

Unknown disse...

Querido irmão, Deus seja contigo. A nossa consciência tranquila é o importa. Deus terá um caminho alternativo para você. Sou adventista e estou me bacharelando em Direito nesse fim de 2009. Já estou me preparando psicologicamente e espiritualmente para dificuldades semelhantes a sua. Peço sempre a nosso bom Deus que dê forças para o que é reto aos olhos Dele. Essa semana uma irmã de minha igreja me pediu para fazer um requerimo administrativo para faculdade dela (que tem aulas nas sextas a noite). Estava procurando por um modelo e encontrei o teu tópico. Se possível gostaria de me enviasse o modelo administrativo que você usou. (Meu email: ecscesar@hotmail.com). Grato desde já. Erico Cesar - Natal/RN. Maranata!!!

Geeh Van disse...

não te entristeça com os teus principios não respeitados, somente siga em frente em paz.

um abraço e fique com Deus .

uziramos disse...

Dizem que bênçãos é Carro, Emprego, Casa e outros progressos materiais. Coisas que ficam.
O nimigo disse a JESUS: tudo isto te darei se prostado me adorares.
Prezado amigo deixe essas coisas pra lá pois o mundo jás no maligno.
Abraço fraterno

Unknown disse...

Jesus Cristo NÃO era sabatista. Domingo significa DIA DO SENHOR, o dia de Jesus Cristo. Nenhum Padre da Igreja, inclusive aqueles que foram discípulos de Pedro e João, eram sabatistas.