quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Sequenciamento Genético: A frustração.

Quando a molécula de DNA foi descoberta, em 7 de março de 1953 pelo estadunidense James Watson e pelo britânico Francis Crick, ficou claro que a ciência se deparava com um dos maiores avanços científicos do século.

A partir de então, muitas teorias e especulações foram propostas a respeito do funcionamento da molécula e de suas consequencias para o futuro da humanidade. A ciência chegou a acreditar ser possível traçar, com perfeição, as doenças que uma pessoa teria durante a vida, antes mesmo de ela nascer.

Com o anúncio do sequenciamento genético humano, há poucos anos, a ciência parecia tangenciar a ficção científica, onde se afigurava a criação de órgãos para transplantes sem rejeições, medicina preventiva, super-humanos, etc.

No entanto, com o passar dos anos, os cientistas ligados à área tiveram algumas desilusões. Isto tem se mostrado em vários estudos conduzidos sobre a correlação de trechos do DNA e o risco de doenças. Em um artigo publicado na semana passada, na revista Science, dois pesquisadores (Suíça e Estados Unidos) afirmaram que o homem está muito mais sujeito ao ambiente e seu estilo de vida do que outrora se imaginava, dando ao DNA um papel bem mais humilde do que os anteriores.

Embora a molécula continue sendo uma das mais fantásticas criações conhecidas no Universo, a ciência tem, seguidamente, comprovado que o homem tem cada vez menos apoio para descansar na predestinação e cada vez mais responsabilidades quanto ao seu próprio bem-estar.

"Uma meta factível de saúde pública que merece destaque é identificar, para cada indivíduo, fatores no seu estilo de vida que representem riscos particularmente elevados de doenças crônicas", dizem os pesquisadores.

Estas conclusões já estavam disponíveis há três milênios... E ganharam uma forcinha há 150 anos...

2 comentários:

Amy disse...

Poderia fazer uma defesa contra as acusações de plágio dos escritos de Ellen White, por favor.
Um fraterno abraço, Deus te abençoe.
Ótimo blog!!!

Alexsander Silva disse...

Claire, já temos uma defesa das acusações de plágio, entre as primeiras postagens. Material bastante completo. Qualquer dúvida específica, por favor entre em contato!
Abraço e obrigado pela visita!