terça-feira, 25 de novembro de 2008

Calamidades

Devido às recentes chuvas torrenciais e em quantidades enormes, grande parte das pessoas está sem água, aqui em Florianópolis.

A cisterna do meu prédio se esgotou há mais de 24h, e hoje tomei banho de bacia, com um pano e o sabonete. Me considero uma pessoa feliz por tão pequena restrição, pois mais de 50 pessoas perderam a vida e dezenas de milhares estão desabrigadas neste exato instante.

Um quilômetro adiante pela rodovia onde situa-se o meu trabalho, carros e caminhões foram soterrados por uma avalanche de lama e pedras. Pessoas morreram e outra continua desaparecida.

Tudo isso me fez lembrar alguns trechos que li há não muito tempo. Podem soar impopulares, em um momento de tanta dor e aflição. Mas enfatizo veementemente que o pecado faz vítimas em todos os lugares - pessoas justas e injustas. Foi assim com o Próprio Filho - vítima inocente do pecado reinante. Alguns, de muitos textos, estão compilados a seguir:

"O fim está perto, e cada cidade será transtornada de todos os modos. Haverá confusão em todas as cidades. Tudo que puder ser abalado há de ser abalado, e não sabemos o que virá em seguida. Os juízos serão de acordo com a iniqüidade das pessoas e a luz da verdade que elas tiveram." Manuscript Releases, vol. 1, pág. 248.

"Tenho ordem de declarar a mensagem, dizendo que as cidades onde reina a transgressão, extremamente pecadoras, serão destruídas por terremotos, pelo fogo e por dilúvio." Evangelismo, pág. 27.

"Está próximo o tempo em que grandes cidades serão destruídas, e todos devem ser advertidos destes juízos vindouros. " Evangelismo, pág. 29.

"Não vem muito distante o tempo em que, como os antigos discípulos, seremos forçados a buscar refúgio em lugares desolados e solitários. Como o cerco de Jerusalém pelos exércitos romanos era o sinal de fuga para os cristãos judeus, assim o arrogar-se nossa nação o poder no decreto que torna obrigatório o dia de repouso papal será uma advertência para nós. Será então tempo de deixar as grandes cidades, passo preparatório ao sair das menores para lares retirados em lugares solitários entre as montanhas." Testemunhos Seletos, vol. 2, pág. 166.

"As profundidades da Terra são o arsenal do Senhor, donde foram retiradas as armas empregadas na destruição do mundo antigo. Águas jorrando da Terra uniam-se com as águas do céu para cumprirem a obra de desolação. Desde o dilúvio, o fogo bem como a água tem sido o agente de Deus para destruir cidades muito ímpias. Estes juízos são enviados a fim de que aqueles que consideram levianamente a lei de Deus e menosprezam Sua autoridade, possam ser levados a tremer ante o Seu poder, e confessar Sua justa soberania. Vendo os homens montanhas ardentes a derramar fogo e chamas, e torrentes de minério derretido a secar rios, submergindo cidades populosas, e por toda parte espalhando a ruína e desolação, o mais arrogante coração tem-se enchido de terror, e os incrédulos e blasfemos têm sido constrangidos a reconhecer o infinito poder de Deus. " Patriarcas e Profetas, p. 109

"A mortal letargia do mundo está paralisando vossos sentidos. O pecado já não vos parece repulsivo, porque estais cegados por Satanás. Os juízos de Deus dentro em breve serão derramados sobre a Terra. "Escapa-te por tua vida" (Gên. 19:17), eis a advertência dos anjos de Deus. Outras vozes se ouvem, dizendo: "Não vos impressioneis; não existe motivo para alarma especial." Os que, em Sião, se acham à vontade, clamam: "Paz e segurança!"I Tess. 5:3. enquanto o Céu declara que está para vir sobre os transgressores rápida destruição. Os jovens, os frívolos, os amantes de prazeres, consideram essas advertências como fábulas vãs, e lhes volvem costas com um gracejo. Os pais inclinam-se a pensar que seus filhos vão muito bem, e todos continuam deixando o tempo. Assim foi ao ser destruído o mundo antigo, e quando Sodoma e Gomorra foram destruídas pelo fogo. Na véspera de sua destruição, as cidades da planície tumultuavam em prazeres. Ló foi ridicularizado por seus temores e advertências. Mas foram aqueles escarnecedores que pereceram nas chamas. Naquela mesma noite a porta da misericórdia foi para sempre cerrada para os ímpios, descuidosos habitantes de Sodoma. " Testemunhos Seletos, v. 2, p. 75.

Infelizmente as pessoas têm sofrido com os flagelos nas cidades. Mas não posso deixar de lembrar que as cidades catarinenses mais afetadas pelas enchentes são, também, peculiares pela bebedeira indiscriminada (Blumenau - Oktoberfest, etc), licensiosidade (Itajaí - cidade portuária, um dois maiores índices de contaminação por HIV do país), condescendência (Camboriú, Florianópolis - internacionalmente conhecidas por suas "nights" intensas), Jaraguá do Sul (cidade altamente industrializada e com um dos maiores PIB per capita do país, com dificuldade de pregação).

Impopular mensagem, sim. Mas a negligência em advertir às cidades descuidadas é um pecado igualmente ofensivo.

Nenhum comentário: